Curso ENEM - Aula 3 - Questões de História





Medievalidade Europeia

1) No início foram as cidades. O intelectual da Idade Média – no Ocidente – nasceu com elas. Foi com o desenvolvimento urbano ligado às funções comercial e industrial – digamos modestamente artesanal – que ele apareceu, como um desses homens de ofício que se instalavam nas cidades nas quais se impôs a divisão do trabalho. Um homem cujo ofício é escrever ou ensinar, e de preferência as duas coisas a um só tempo, um homem que, profissionalmente, tem uma atividade de professor e erudito, em resumo, um intelectual – esse homem só aparecerá com as cidades.
O surgimento da categoria mencionada no período em destaque no texto evidencia o(a):

  a) apoio dado pela Igreja ao trabalho abstrato.
b         b) relação entre desenvolvimento urbano e divisão de trabalho.
            c) importância organizacional das corporações de ofício.
d         d) progressiva expansão da educação escolar.
            e) acúmulo de trabalho dos professores e eruditos.

2) Sou uma pobre e velha mulher,
Muito ignorante, que nem sabe ler.
Mostraram-me na igreja da minha terra
Um Paraíso com harpas pintado
E o Inferno onde fervem almas danadas,
Um enche-me de júbilo, o outro me aterra.

VILLON, F. In: GOMBRICH, E. História da arte. Lisboa: LTC, 1999.

Os versos do poeta francês François Villon fazem referência às imagens presentes nos templos católicos medievais. Nesse contexto, as imagens eram usadas com o objetivo de:

 a) refinar o gosto dos cristãos.
 b) incorporar ideais heréticos.
 c) educar os fiéis através do olhar.
 d) divulgar a genialidade dos artistas católicos.
 e) valorizar esteticamente os templos religiosos.

3) Avalie as seguintes afirmações a respeito dos textos abaixo, que tratam das Cruzadas. 



I


Os textos referem-se ao mesmo assunto — as Cruzadas, ocorridas no período medieval —, mas apresentam visões distintas sobre a realidade dos conflitos religiosos desse período histórico.
II

Ambos os textos narram partes de conflitos ocorridos entre cristãos e muçulmanos durante a Idade Média e revelam como a violência contra mulheres e crianças era prática comum entre adversários.
III Ambos narram conflitos ocorridos durante as Cruzadas medievais e revelam como as disputas dessa época, apesar de ter havido alguns confrontos militares, foram resolvidas com base na idéia do respeito e da tolerância cultural e religiosa.
É correto apenas o que se afirma em:

 a) I.
 b) II.
 c) III.
 d) I e II.
 e) II e III.

4) Se a mania de fechar, verdadeiro habitus da mentalidade medieval nascido talvez de um profundo sentimento de insegurança, estava difundida no mundo rural, estava do mesmo modo no meio urbano, pois que uma das características da cidade era de ser limitada por portas e por uma muralha.

DUBY, G. e t al. “Séculos XIV-XV” . In: ARIÈS, P.; DUBY, G. História da vida privada da Europa Feudal à Renascença. São Paulo: Cia. das Letras, 1990 (adaptado).

As práticas e os usos das muralhas sofreram importantes mudanças no final da Idade Média, quando elas assumiram a função de pontos de passagem ou pórticos. Este processo está diretamente relacionado com:

 a) o crescimento das atividades comerciais e urbanas.
 b) a migração de camponeses e artesãos.
 c) a expansão dos parques industriais e fabris.
 d) o aumento do número de castelos e feudos.
 e) a contenção das epidemias e doenças.

5) O café tem origem na região onde hoje se encontra a Etiópia, mas seu cultivo e consumo se disseminaram a partir da Península Árabe. Aportou à Europa por Constantinopla e, finalmente, em 1615, ganhou a cidade de Veneza. Quando o café chegou à região europeia, alguns clérigos sugeriram que o produto deveria ser excomungado, por ser obra do diabo. O papa Clemente VIII (1592-1605), contudo, resolveu provar a bebida. Tendo gostado do sabor, decidiu que ela deveria ser batizada para que se tornasse uma “bebida verdadeiramente cristã” .

THORN, J. Guia do café. Lisboa: Livros e livros, 1998 (adaptado).

A postura dos clérigos e do papa Clemente VIII diante da introdução do café na Europa Ocidental pode ser explicada pela associação dessa bebida ao:

 a) ateísmo.
 b) judaísmo.
 c) hinduísmo.
 d) islamismo.
 e) protestantismo.

6)


 Um exemplo acerca do que está exposto no texto acima é:

 a) a associação que Hitler estabeleceu entre o III Reich e o Sacro Império Romano Germânico.
 b) o retorno dos valores cristãos medievais, presentes nos documentos do Concílio Vaticano II.
 c) a luta dos negros sul-africanos contra o apartheid inspirada por valores dos primeiros cristãos.
 d) o fortalecimento político de Napoleão Bonaparte, que se justificava na amplitude de poderes que   tivera Carlos Magno.
 e) a tradição heroica da cavalaria medieval, que foi afetada negativamente pelas produções   cinematográficas de Hollywood.

Movimentos de Reforma Religiosa: protestantes e católicos


7) Assentado, portanto, que a Escritura, em muitas passagens, não apenas admite, mas necessita de exposições diferentes do significado aparente das palavras, parece-me que, nas discussões naturais, deveria ser deixada em último lugar.


GALILEI, G. Carta a Dom Benedetto Castelli. In: Ciência e fé: cartas de Galileu sobre o acordo do sistema copernicano com a Bíblia. São Paulo: Unesp, 2009 (adaptado).

O texto, extraído da carta escrita por Galileu (1564-1642) cerca de trinta anos antes de sua condenação pelo Tribunal do Santo Ofício, discute a relação entre ciência e fé, problemática cara no século XVII. A declaração de Galileu defende que

a)  a Bíblia, por registrar literalmente a palavra divina, apresenta a verdade dos fatos naturais, tornando-se guia para a ciência.
b)  o significado aparente daquilo que é lido acerca da natureza na Bíblia constitui uma referência primeira.
 c) as diferentes exposições quanto ao significado das palavras bíblicas devem evitar confrontos com os dogmas da Igreja.
 d) a Bíblia deve receber uma interpretação literal porque, desse modo, não será desviada a verdade natural.
 e) os intérpretes precisam propor, para as passagens bíblicas, sentidos que ultrapassem o significado imediato das palavras.



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