Curso ENEM - Aula 4 - Questões de História




Expansão Comercial e Marítima: a busca de novos mundos

1) De ponta a ponta, é tudo praia-palma, muito chã e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender olhos, não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa. Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares [...]. Porém o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente.
Carta de Pero Vaz de Caminha.
In: MARQUES, A.; BERUTTI. F.; FARIA, R. História moderna através de textos. São Paulo: Contexto, 2001
A carta de Pero Vaz de Caminha permite entender o projeto colonizador para a nova terra. Nesse trecho, o relato enfatiza o seguinte objetivo:

 a Valorizar a catequese a ser realizada sobre os povos nativos.
 b Descrever a cultura local para enaltecer a prosperidade portuguesa.
 c Transmitir o conhecimento dos indígenas sobre o potencial econômico existente.
 d Realçar a pobreza dos habitantes nativos para demarcar a superioridade europeia.
 e Criticar o modo de vida dos povos autóctones para evidenciar a ausência de trabalho.

2)
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A figura apresentada é de um mosaico, produzido por volta do ano 300 d.C., encontrado na cidade de Lod, atual Estado de Israel. Nela, encontram-se elementos que representam uma característica política dos romanos no período, indicada em:

 a Cruzadismo - conquista da terra santa.
 b Patriotismo - exaltação da cultura local.
 c Helenismo - apropriação da estética grega.
 d Imperialismo - selvageria dos povos dominados.
 e Expansionismo - diversidade dos territórios conquistados.

Mercantilismo e a economia de Estados

3)

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A característica de democracia ressaltada por Montesquieu diz respeito


 a ao status de cidadania que o indivíduo adquire ao tomar as decisões por si mesmo.
 b ao condicionamento da liberdade dos cidadãos à conformidade às leis.
 c à possibilidade de o cidadão participar no poder e, nesse caso, livre da submissão às leis.
 d ao livre-arbítrio do cidadão em relação àquilo que é proibido, desde que ciente das consequências.
 e ao direito do cidadão exercer sua vontade de acordo com seus valores pessoais.

4) 


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No documento de 1689, identifica-se uma particularidade da Inglaterra diante dos demais Estados europeus na Época Moderna. A peculiaridade inglesa e o regime político que predominavam na Europa continental estão indicados, respectivamente, em:


 a Redução da influência do papa - Teocracia.
 b Limitação do poder do soberano - Absolutismo.
 c Ampliação da dominação da nobreza - República.
 d Expansão da força do presidente - Parlamentarismo.
 e Restrição da competência do congresso - Presidencialismo.

5) 
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Qual relação é estabelecida no texto entre os avanços tecnológicos ocorridos no contexto da Revolução Industrial Inglesa e as características das cidades industriais no início do século XIX?

 a A facilidade em se estabelecer relações lucrativas transformava as cidades em espaços privilegiados para a livre iniciativa, característica da nova sociedade capitalista.
 b O desenvolvimento de métodos de planejamento urbano aumentava a eficiência do trabalho industrial.
 c A construção de núcleos urbanos integrados por meios de transporte facilitava o deslocamento dos trabalhadores das periferias até as fábricas.
 d A grandiosidade dos prédios onde se localizavam as fábricas revelava os avanços da engenharia e da arquitetura do período, transformando as cidades em locais de experimentação estética e artística.
 e O alto nível de exploração dos trabalhadores industriais ocasionava o surgimento de aglomerados urbanos marcados por péssimas condições de moradia, saúde e higiene.

6) A evolução do processo de transformação de matérias- primas em produtos acabados ocorreu em três estágios: artesanato, manufatura e maquinofatura.

Um desses estágios foi o artesanato, em que se

 a trabalhava conforme o ritmo das máquinas e de maneira padronizada.
 b trabalhava geralmente sem o uso de máquinas e de modo diferente do modelo de produção em série.
 c empregavam fontes de energia abundantes para o funcionamento das máquinas.
 d realizava parte da produção por cada operário, com uso de máquinas e trabalho assalariado.
 e faziam interferências do processo produtivo por técnicos e gerentes com vistas a determinar o ritmo de produção.

7)
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Uma suposta “vacina” contra o despotismo, em um contexto democrático, tem por objetivo

 a impedir a contratação de familiares para o serviço público.
 b reduzir a ação das instituições constitucionais.
 c combater a distribuição equilibrada de poder.
 d evitar a escolha de governantes autoritários.
 e restringir a atuação do Parlamento.

8) 
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Considerando-se que a sociedade do Antigo Regime dividia-se tradicionalmente em estamentos: nobreza, clero e 3.° Estado, é correto afirmar que o autor do texto, ao fazer referência a “classe média”, descreve a sociedade utilizando a noção posterior de classe social a fim de

 a aproximar da nobreza cortesã a condição de classe dos músicos, que pertenciam ao 3.° Estado.
 b destacar a consciência de classe que possuíam os músicos, ao contrário dos demais trabalhadores manuais.
 c indicar que os músicos se encontravam na mesma situação que os demais membros do 3.° Estado.
 d distinguir, dentro do 3.° Estado, as condições em que viviam os “criados de libré” e os camponeses.
 e comprovar a existência, no interior da corte, de uma luta de classes entre os trabalhadores manuais.

9)
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Na tradição política dos EUA, uma forma de incluir socialmente os cidadãos é

 a submeter o indivíduo à proteção do governo.
 b hierarquizar os indivíduos segundo suas posses.
 c estimular a formação de propriedades comunais.
 d vincular democracia e possibilidades econômicas individuais.
 e defender a obrigação de que todos os indivíduos tenham propriedades.

10) 
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Do trecho, infere-se que, para Tocqueville, os norte- americanos do seu tempo

 a buscavam o êxito, descurando as virtudes cívicas.
 b tinham na vida moral uma garantia de enriquecimento rápido.
 c valorizavam um conceito de honra dissociado do comportamento ético.
 d relacionavam a conduta moral dos indivíduos com o progresso econômico.
 e acreditavam que o comportamento casto perturbava a harmonia doméstica.

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