Curso ENEM - Aula 4 - Questões de História
Expansão Comercial
e Marítima: a busca de novos mundos
1) De ponta a ponta, é tudo praia-palma, muito chã e muito
formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a
estender olhos, não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos parecia
muito longa. Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem
coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito
bons ares [...]. Porém o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será
salvar esta gente.
Carta de Pero Vaz de Caminha.
In: MARQUES, A.; BERUTTI. F.; FARIA, R. História moderna
através de textos. São Paulo: Contexto, 2001
A carta de Pero Vaz de Caminha permite entender o projeto
colonizador para a nova terra. Nesse trecho, o relato enfatiza o seguinte
objetivo:
a Valorizar a
catequese a ser realizada sobre os povos nativos.
b Descrever a cultura
local para enaltecer a prosperidade portuguesa.
c Transmitir o
conhecimento dos indígenas sobre o potencial econômico existente.
d Realçar a pobreza
dos habitantes nativos para demarcar a superioridade europeia.
e Criticar o modo de
vida dos povos autóctones para evidenciar a ausência de trabalho.
2)

A figura apresentada é de um mosaico, produzido por volta do
ano 300 d.C., encontrado na cidade de Lod, atual Estado de Israel. Nela,
encontram-se elementos que representam uma característica política dos romanos
no período, indicada em:
a Cruzadismo -
conquista da terra santa.
b Patriotismo -
exaltação da cultura local.
c Helenismo -
apropriação da estética grega.
d Imperialismo -
selvageria dos povos dominados.
e Expansionismo -
diversidade dos territórios conquistados.
Mercantilismo e a
economia de Estados
3)

A característica de democracia ressaltada por Montesquieu
diz respeito
a ao status de
cidadania que o indivíduo adquire ao tomar as decisões por si mesmo.
b ao condicionamento
da liberdade dos cidadãos à conformidade às leis.
c à possibilidade de
o cidadão participar no poder e, nesse caso, livre da submissão às leis.
d ao livre-arbítrio
do cidadão em relação àquilo que é proibido, desde que ciente das
consequências.
e ao direito do
cidadão exercer sua vontade de acordo com seus valores pessoais.
4)

No documento de 1689, identifica-se uma particularidade da
Inglaterra diante dos demais Estados europeus na Época Moderna. A peculiaridade
inglesa e o regime político que predominavam na Europa continental estão
indicados, respectivamente, em:
a Redução da
influência do papa - Teocracia.
b Limitação do poder
do soberano - Absolutismo.
c Ampliação da
dominação da nobreza - República.
d Expansão da força
do presidente - Parlamentarismo.
e Restrição da
competência do congresso - Presidencialismo.
5)

Qual relação é estabelecida no texto entre os avanços
tecnológicos ocorridos no contexto da Revolução Industrial Inglesa e as
características das cidades industriais no início do século XIX?
a A facilidade em se
estabelecer relações lucrativas transformava as cidades em espaços
privilegiados para a livre iniciativa, característica da nova sociedade
capitalista.
b O desenvolvimento
de métodos de planejamento urbano aumentava a eficiência do trabalho
industrial.
c A construção de
núcleos urbanos integrados por meios de transporte facilitava o deslocamento
dos trabalhadores das periferias até as fábricas.
d A grandiosidade dos
prédios onde se localizavam as fábricas revelava os avanços da engenharia e da
arquitetura do período, transformando as cidades em locais de experimentação
estética e artística.
e O alto nível de
exploração dos trabalhadores industriais ocasionava o surgimento de aglomerados
urbanos marcados por péssimas condições de moradia, saúde e higiene.
6) A evolução do processo de transformação de matérias-
primas em produtos acabados ocorreu em três estágios: artesanato, manufatura e
maquinofatura.
Um desses estágios foi o artesanato, em que se
a trabalhava conforme
o ritmo das máquinas e de maneira padronizada.
b trabalhava
geralmente sem o uso de máquinas e de modo diferente do modelo de produção em
série.
c empregavam fontes
de energia abundantes para o funcionamento das máquinas.
d realizava parte da
produção por cada operário, com uso de máquinas e trabalho assalariado.
e faziam
interferências do processo produtivo por técnicos e gerentes com vistas a
determinar o ritmo de produção.
7)

Uma suposta “vacina” contra o despotismo, em um contexto
democrático, tem por objetivo
a impedir a
contratação de familiares para o serviço público.
b reduzir a ação das
instituições constitucionais.
c combater a
distribuição equilibrada de poder.
d evitar a escolha de
governantes autoritários.
e restringir a
atuação do Parlamento.
8)

Considerando-se que a sociedade do Antigo Regime dividia-se
tradicionalmente em estamentos: nobreza, clero e 3.° Estado, é correto afirmar
que o autor do texto, ao fazer referência a “classe média”, descreve a
sociedade utilizando a noção posterior de classe social a fim de
a aproximar da
nobreza cortesã a condição de classe dos músicos, que pertenciam ao 3.° Estado.
b destacar a
consciência de classe que possuíam os músicos, ao contrário dos demais
trabalhadores manuais.
c indicar que os
músicos se encontravam na mesma situação que os demais membros do 3.° Estado.
d distinguir, dentro
do 3.° Estado, as condições em que viviam os “criados de libré” e os
camponeses.
e comprovar a
existência, no interior da corte, de uma luta de classes entre os trabalhadores
manuais.
9)

Na tradição política dos EUA, uma forma de incluir
socialmente os cidadãos é
a submeter o
indivíduo à proteção do governo.
b hierarquizar os
indivíduos segundo suas posses.
c estimular a
formação de propriedades comunais.
d vincular democracia
e possibilidades econômicas individuais.
e defender a
obrigação de que todos os indivíduos tenham propriedades.
10)

Do trecho, infere-se que, para Tocqueville, os norte-
americanos do seu tempo
a buscavam o êxito,
descurando as virtudes cívicas.
b tinham na vida
moral uma garantia de enriquecimento rápido.
c valorizavam um
conceito de honra dissociado do comportamento ético.
d relacionavam a
conduta moral dos indivíduos com o progresso econômico.
e acreditavam que o
comportamento casto perturbava a harmonia doméstica.
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