2 ANO DO ENSINO MÉDIO - FICHA 7 - CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE
O QUE É IDENTIDADE? O PROCESSO
DE CONSTRUÇÃO DO QUE SE É E DO QUE SE QUER
SER É PARTICULAR E TAMBÉM COLETIVO
Identidade é, sobretudo, uma construção - tanto
do que se é quanto daquilo que se quer ser.
O QUE É IDENTIDADE?
A criação da identidade enquanto processo
particular envolve:
• Reconhecer-se
• Coordenar as próprias ações
• Dar coerência à própria existência
- descobrir propósitos e agir de
acordo com eles.
A IDENTIDADE DESCREVE
O CONJUNTO DE
CRENÇAS E OBJETIVOS
SIGNIFICATIVOS QUE
FAZEM PARTE DE UM
SENTIDO COERENTE E
CONSISTENTE DE QUEM
A PESSOA É E DE QUEM
ELA ESPERA SE TORNAR
NO FUTURO.*
- COMO DEFINE A PROFESSORA E PSICÓLOGA
NORTE-AMERICANA KENDALL COTTON BRONK -
![Identidade docente em tempos de crise: reinvenção e novas ...](https://doity.com.br//media/doity/eventos/evento-18818-banner.png)
POR UM PROPÓSITO NA VIDA
Segundo o Dicionário Houaiss, propósito é o objetivo,
a finalidade, o intuito que se busca alcançar quando se
faz alguma coisa.
Para o psicanalista Erik Erikson, estabelecer um
sentido de identidade é criar um vínculo entre o que
se foi, durante a infância, e aquilo que se quer ser. É
também o elo entre o que se pensa ser e aquilo que os
outros percebem.
A busca dos jovens por propósito
e identidade é importante para dar
sentido à sua vida e a todas as suas
atividades, dentro e fora da escola.
![Formação da Identidade Pessoal - YouTube](https://i.ytimg.com/vi/t7pKRNLJ2rk/maxresdefault.jpg)
A IDENTIDADE TAMBÉM
SE CONSTRÓI EM GRUPO
A construção da identidade vai
além do particular. Ela acontece
também de forma coletiva.
As afinidades de ideias, interesses
e atitudes une os jovens em um
momento de vida marcado por
novos vínculos com a sociedade
e com o resto do mundo.
É hora de explorar as possibilidades para
construir uma visão de mundo, perceber-se
parte de uma sociedade, elaborar as
próprias definições e posicionamentos
diante de diferentes papéis e de assuntos
gerais, como violência, relacionamentos e
mercado de trabalho.
Para a socióloga Miriam Abramovay, os
jovens buscam turmas e galeras nessa
etapa de construção de autonomia e
identidade. Assim, exploram estilos,
vivências e expressões culturais.
O CÉREBRO EM TRANSFORMAÇÃO
O processo de construção da
identidade também está relacionado a
algumas transformações neurológicas
durante a juventude.
Novos comportamentos surgem e são
aprimoradas algumas competências,
como a capacidade de tomar
decisões e de controlar impulsos, algo
tão difícil durante a adolescência.
Isso acontece principalmente
por conta do processo de
amadurecimento do córtex, a camada
mais externa do cérebro, que se
relaciona com o sistema límbico,
responsável pelas emoções e
comportamentos sociais.
O CONTEXTO SOCIAL NA
CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE
A época, o espaço, as relações econômicas e sociais e tantos outros fatores da
vida de cada jovem contribuem para que ele se entenda como indivíduo.
As novas gerações podem experimentar mais angústia em relação à busca por
identidade e propósito, uma vez que vivem em um momento de alta produção de
informações e referências de todo tipo - que expõem um universo muitas vezes
caótico e contraditório.
O CONTEXTO SOCIAL NA
CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE
Ainda de acordo com Erikson, rituais sociais que costumam
marcar a entrada na idade adulta, como, por exemplo, a
escolha da área profissional no ensino escolar, facilitam a
preparação para a conquista de novos papéis na sociedade.
Por outro lado, um contexto social não estruturado pode levar
a uma crise de identidade.
A PRESSÃO
SOCIAL E OS
ESTEREÓTIPOS
PREJUDICAM
O PROCESSO
DE CRIAÇÃO DA
IDENTIDADE
A falta de estrutura e as constantes mudanças no contexto
histórico são desafios para o jovem do século XXI. Ao mesmo
tempo, os estereótipos criados a seu respeito também não ajudam.
Além dos estereótipos clássicos sobre uma juventude rebelde,
existe outra ideia bastante reproduzida de que ser jovem é apenas
uma preparação para ser adulto. Ao tratar essa fase como uma
mera passagem, uma transição, é negado ao jovem o direito de
viver plenamente o presente.
![Território, comunidade e formação de identidade - Blog do Prof ...](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjBFRZ57dGGIEQ-rOcEaKP2BQ7achavXRar0rHMA7tT_057OoaIxo3EkQrakOzfJoQp389LUjXD-u32OKpPeW0hjd63vwRuDrXiB9MSVBtjjMcANaSSfaN0GMOLIK1jM735FeD9VPAP7Pw/s400/pequeno-principe.jpg)
APOIO E EMPATIA SÃO ESSENCIAIS
NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE
Segundo Erikson, o
jovem que adquire a
sua identidade é aquele
que se torna fiel a uma
coerente interação com
a sociedade, a uma
ideologia e profissão.
Essa construção é
que vai garantir a sua
dedicação a causas,
compromissos e valores.
E mais: desse processo
depende a confiança
do jovem em si próprio
e nas outras pessoas.
O reconhecimento da
sua personalidade pelos
outros é peça chave para
a formação da identidade.
Vale lembrar, no entanto,
que identidade está sempre
- e não só durante a
juventude - em construção.
É preciso romper
com os estigmas e
mitos para ajudar os
jovens a encontrar o
que existe de mais
verdadeiro em si
mesmos. A partir
disso, eles começarão
a construir o seu
projeto de vida.
ESCREVER EM UMA FOLHA, À CANETA:
NOME, NÚMERO, TURMA.
FICHA 7 - CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE
RESPONDER AS QUESTÕES:
1) Para você, o que significa ter uma identidade?
2) Você possui um propósito, uma finalidade, um objetivo para os próximos anos? Qual é este propósito?
3) De que maneira seus amigos influenciam na formação de sua identidade?
4) O reconhecimento da sua personalidade pelos outros é importante para a formação da sua identidade? Justifique sua resposta.
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