2 ANO DO ENSINO MÉDIO - FICHA 8 - ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO




Coisa de menina, coisa de menino

Meninos são bagunceiros, gostam das aulas de Matemática e se dão melhor nos esportes. Meninas são organizadas, se destacam em Língua Portuguesa e Arte e têm mais disciplina. Quantas vezes você já não ouviu, disse ou pensou uma dessas frases? Várias, certo? Mas será que é isso mesmo? Esses conceitos, tão comuns em nosso cotidiano, expressam, na verdade, estereótipos sobre masculinidade e feminilidade. São heranças culturais transmitidas pela sociedade (família, amigos, professores). O que não quer dizer que seja a verdade absoluta. Ao contrário.

A natureza não determina que as moças devem lavar a louça e os rapazes, o carro. Nem que elas têm o direito de chorar em público e eles não. E na escola? Só as garotinhas podem manter os cadernos arrumados, com a letra impecável? Ideias assim não passam de estereótipos. Tratá-las como verdades imutáveis, ainda mais num local onde jovens personalidades estão apenas começando a se formar, pode ser um erro com uma consequência nefasta: a difusão de preconceitos. Ao reproduzir modelos, você pode, sem querer, estar podando habilidades e talentos.

Elas querem ser atrizes, estilistas ou professoras quando crescerem. Embora haja exceções, perguntadas sobre o que gostariam de ser quando forem adultas, a maioria das meninas escolhe profissões estereotipadas. Mas, e se elas fossem meninos? 

Por que a criação das crianças ainda é carregada de estereótipos ...

Os meninos não estão isentos de estereótipos de gênero. Eles imaginam um futuro como jogadores de futebol, bombeiros ou construtores, mas, se fossem meninas, gostariam de ser cabeleireiros de cachorros, professores ou atrizes. O fato de estarem escolhendo profissões feminilizadas (elas) e masculinizadas (eles) nada mais é do que um reflexo da cultura na qual vivem imersos em uma desigualdade tradicional e estrutural entre homens e mulheres.

Estereótipo: o que é, tipos de estereótipos e exemplos - Toda Matéria

Apenas 30% das universitárias escolhem carreiras relacionadas à ciência, tecnologia ou matemática (denominadas STEM, por sua sigla em inglês), segundo dados da Unesco. O peso dos estereótipos forjados desde a infância se reflete no que se busca quando adulto. Não só na vida profissional, mas, também, na pessoal. A escolha da profissão é apenas uma amostra de como os papéis de gênero influenciam o desenvolvimento cognitivo ou afetivo.

ESCREVER EM UMA FOLHA, À CANETA:

NOME, NÚMERO, TURMA.

FICHA 8 - ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO

1) Você escolheria uma profissão sem se importar por se tratar de uma ´´profissão de menina`` ou ´´profissão de menino``? Justifique sua resposta.

2) O que você acha dos estereótipos de gênero? Justifique sua resposta.

3) Na sua opinião, qual o papel da escola para ´´quebrar`` os estereótipos de gênero?




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 ANO - PRIMEIRO REINADO NO BRASIL

8 ANO - A VINDA DA FAMÍLIA REAL PARA O BRASIL

9 ANO - GOVERNOS POPULISTAS NO BRASIL : 1945 - 1964