2 ANO DO ENSINO MÉDIO - FICHA 8 - ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO
Coisa
de menina, coisa de menino
Meninos são bagunceiros, gostam das aulas de
Matemática e se dão melhor nos esportes. Meninas são organizadas, se destacam
em Língua Portuguesa e Arte e têm mais disciplina. Quantas vezes você já não
ouviu, disse ou pensou uma dessas frases? Várias, certo? Mas será que é isso
mesmo? Esses conceitos, tão comuns em nosso cotidiano, expressam, na verdade,
estereótipos sobre masculinidade e feminilidade. São heranças culturais
transmitidas pela sociedade (família, amigos, professores). O que não quer
dizer que seja a verdade absoluta. Ao contrário.
A natureza não determina que as moças devem
lavar a louça e os rapazes, o carro. Nem que elas têm o direito de chorar em
público e eles não. E na escola? Só as garotinhas podem manter os cadernos
arrumados, com a letra impecável? Ideias assim não passam de estereótipos.
Tratá-las como verdades imutáveis, ainda mais num local onde jovens
personalidades estão apenas começando a se formar, pode ser um erro com uma consequência
nefasta: a difusão de preconceitos. Ao reproduzir modelos, você pode, sem
querer, estar podando habilidades e talentos.
Elas querem ser atrizes, estilistas ou
professoras quando crescerem. Embora haja exceções, perguntadas sobre o que
gostariam de ser quando forem adultas, a maioria das meninas escolhe
profissões estereotipadas. Mas, e se elas fossem meninos?
Os meninos não estão isentos
de estereótipos de gênero. Eles imaginam um futuro como jogadores de
futebol, bombeiros ou construtores, mas, se fossem meninas, gostariam de ser
cabeleireiros de cachorros, professores ou atrizes. O fato de estarem
escolhendo profissões feminilizadas (elas) e masculinizadas (eles) nada mais é
do que um reflexo da cultura na qual vivem imersos em uma desigualdade
tradicional e estrutural entre homens e mulheres.
Apenas 30% das universitárias escolhem
carreiras relacionadas à ciência, tecnologia ou matemática (denominadas STEM,
por sua sigla em inglês), segundo dados da Unesco. O peso dos estereótipos
forjados desde a infância se reflete no que se busca quando adulto. Não só na
vida profissional, mas, também, na pessoal. A escolha da profissão é apenas uma
amostra de como os papéis de gênero influenciam o desenvolvimento cognitivo ou
afetivo.
ESCREVER EM UMA FOLHA, À CANETA:
NOME, NÚMERO, TURMA.
FICHA 8 - ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO
1) Você escolheria uma profissão sem se
importar por se tratar de uma ´´profissão
de menina`` ou ´´profissão de menino``? Justifique sua resposta.
2) O que você acha dos estereótipos de gênero?
Justifique sua resposta.
3) Na sua opinião, qual o papel da escola
para ´´quebrar`` os estereótipos de gênero?
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